• (47) 99626-1820

Blog

Saiba tudo sobre os destinos mais procurados! As melhores dicas de viagem estão aqui!
Acompanhe nossas dicas de viagem, roteiros de viagem, guias de destinos e outras novidades.

Tudo que você precisa saber sobre Dubai 12.05.2019

Dona Lili Vive as mil e uma Noites

Passaporte novinho, dólares, euros e muitos dirhams em mãos, Dona Lili parte para o oriente. Dubai a espera!

 

Viajando Emirates tem a sua primeira surpresa na comodidade espaçosa do assento do avião, mais surpresa fica ao ligar sua tv que faz da visão do piloto a mesma do passageiro. Câmeras posicionadas no bico do avião dão a imagem real do lado de fora e ela pôde ver São Paulo de cima sem que precisasse olhar pela janela. Quatorze horas depois, da mesma forma, como se estivesse junto ao piloto, Dubai é visto de cima.

 

Já no estrelado Hotel Ghaya (5 estrelas) ela é mais uma vez surpreendida pelo luxo do saguão. Lustres enormes, tamareiras estilizadas, ricos tapetes, pias de ouro para quem vai ao toalete deliciosamente perfumado.

 

Sheik Zayed, pai da nação, não tirou seu povo da pobreza, mas levou a riqueza a seus Emirati. Para dona Lili foi uma grata surpresa transitar pelas enormes avenidas ao lado Lamborghinis, Porsches, Mercedes, Roll Royces e dos muitos táxis todos Toyotas .

 

 

Canteiros coloridos com flores da estação a grama verdinha constantemente irrigados, enfeitam ambos os lados das belas avenidas. Os edifícios mais altos, mais caros, mais bonitos, alguns desafiam a física, fazem da arquitetura um “must”. O Dubai Frame com 50 andares e 150 metros de altura todo revestido de ouro que na sua exuberância dourada está ali a representar a transposição do passado ao futuro; O Burj Khalifa que impõe aos outros por ser o mais alto do mundo; Burj Al Arab (a vela), o hotel mais luxuoso até hoje construído que fica numa ilha e cuja diária vai de 16 mil a 60 dirhams (R$ 1,00 = AED 1,29). Tudo é superlativo.

 

Dona Lili gostou dos “souks”!, os famosos bazares. O de especiarias na parte antiga da cidade, com seus labirintos e perfumes exóticos. O Souk Madinat Jumeirah foi o que mais a surpreendeu não só pelo luxo mas por tantos artigos ali expostos. Kanduras (trajes brancos masculinos), abayas e burcas (trajes femininos), lenços, hijabs, souvenires, jóias de ouro, prata, pedras preciosas, peles, doces, especiarias, restaurantes e muito mais, são ali oferecidos com muita mas muita insistência. Um doce perfume de incenso se espalha pelo ar lembrando as mil e uma noites. Este maravilhoso bazar faz parte de um complexo com hotéis ao redor. Hóspedes quando vão às compras são conduzidos por gôndolas. Um luxo só!!!

 

 

 

No maior shopping do mundo, o Dubai Mall, Dona Lili deixou dólares, euros e dirhams por lá.

 

De repente, sentiu-se abençoada pela chuva que caia, pois apenas em seis dias por ano acontece esse pequeno milagre e ela estava lá.

 

Sir Bani Yas, uma pequena ilha paradisíaca fê-la muito feliz.

 

Encantou-se uma vez mais com a dança do ventre nas areias do deserto. E ao pôr do sol. como num filme, pode apreciar beduínos conduzindo seus camelos em caravanas por entre as dunas.

 

 

No Oman, conheceu uma cidade típica Muscat, cuja orla marítima ostenta calçadas e a balaustra em mármore colorido. Ali provou o “duco fitt” uma bebida de hortelã e limão deliciosamente gelada.

 

Em Khasab, num barco todo atapetado tirou os sapatos e recostada em almofadas, apreciou os fiordes, os golfinhos que acompanhavam a embarcação, tubarões e muitas águas vivas que se espalhavam pelas águas como flores brancas.

 

 

Mas para Dona Lili, a cereja do bolo foi Abu Dhabi!

 

Com seus dois milhões de habitantes, é a capital dos Emirados Árabes. Dizem que ⅓ das gruas do mundo estão na região, pois as cidades não param de crescer. Por toda parte jardins floridos e grama verde sempre irrigados, enchem os olhos dos passantes.

 

Edifícios altos, em formas surpreendentes, envidraçados, rico mesmo, fazem concorrência a Dubai.

 

No mercado das tâmaras ela provou a comida local. Tâmaras revestidas de chocolate, recheadas de creme de leite de camela. Deliciosas!!!

 

O ponto alto, foi a Mesquita Zayed Grand Mosque, a oitava em tamanho, porém a primeira em beleza. É emocionante a visão que se tem ao avistá-la. Toda de mármore branco com altos minaretes em cada canto. Flores também de mármore com um suave colorido verde e rosa enfeitam o chão e as paredes. Ali está o maior tapete tecido à mão do mundo com 5.700 metros quadrados. Dona Lili emocionou-se com as mulheres de várias nacionalidades e religiões usando burcas ou abayas, véus ou hijabs, ela própria trajava uma abaya e véu emprestados, em reverência àquele lugar sagrado.

 

 

A hora das preces, ao entardecer daquele dia especial a todos contagiou.

 

O pôr do sol ofereceu um espetáculo à parte, o branco tornando-se azul e o dourado resplandecendo a magnitude do lugar. Uma visão onírica!!

 

Dona Lili deixa o oriente com o coração grato pelas experiências vividas e com a alma transbordando de recordações inesquecíveis ao viver dias de hoje na magia do amanhã.

 

 

Março de 2019 por Dorelci Rehfeldt.

 

Matérias Relacionadas

Viagens Relacionadas

R. Júlio Michel, 45 - Fortaleza | Blumenau | 89055-000